opme
PÓS – GRADUAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE
Disciplina: Gestão de Custos e Faturamento Médico- Hospitalar.
Atividade I – Resenha : Conceitos sobre o modelo ideal do fluxo operacional e equipe de OPME
Izabel Cristina Medina Ferraz
Tutor da Disciplina:Evanildo Lustosa Alves
São Vicente, 16 de janeiro de 2014.
O modelo ideal de um fluxo de OPME depende da participação de toda a equipe envolvida com a qualidade sejam, administrativos, técnicos, enfermeiros, médicos, ultrapassando as barreiras hierárquicas para atender a meta de melhorias dos procedimentos e processos que devem ser executados com toda habilidade, presteza e segurança. Esta condição propiciará resultados facilmente detectáveis pela utilização de indicadores, que servirão , para avaliar estas melhorias.
O conceito atual sobre o modelo ideal se dá a um bom processo de autorização, conceituando um fluxo operacional adequado de autorização de OPME’S.
Acredito que um modelo ideal funcional é aquele que inicia com o pedido médico, com o código do procedimento, pedido do material, com orçamento conforme resolução da ANVISA, avaliação do administrativo, avaliação da auditoria quanto ao procedimento, avaliação do material, lançamento do material em planilha, criação de tabelas, criação de gabaritos e um banco de dados efetivo.
Alguns itens também poderiam ser, bem modulados para a busca do fluxo ideal, como a criação de comissão de padronização, grupos técnicos, período para avaliação, estudos para comprovação da qualidade dos produtos com reconhecimento científico.
Além disso, a criação de uma inspeção da compatibilidade de implantes e procedimento, através de tabelas de compatibilidade em sistema on- line de verificação, garantindo o êxito da operação.
O grande desafio, em termos de fator humano, relacionados ao fluxo ideal é integrar o lado humano através da motivação de seus funcionários , de tal forma que a