Operações de Terminais e Armazéns
Centro de Educação a Distância
ATPS – OPERAÇÕES DE TERMINAIS E ARMAZÉNS.
Campinas/ SP
2014
.
Campinas/ SP
2014
SUMÁRIO
Sumário
Introdução 4
A Empresa 5
Principais e Elementos da Embalagem 6
Relatório Gestão de Armazenamento Voltado para Empresa de Recauchutagem 7
A Importância da Armazenagem na Logística 8
Embalagem: Funções e Valores na Logística 9
Operações de Terminais 10
Postos e Terminais Alfandegados Brasileiros 11
WMS – Warehouse Management System 12
Tabela – Indicadores do Desempenho da Armazenagem 14
Conclusão 15
Referências Bibliográficas 16
INTRODUÇÃO
O presente artigo visa analisar o conceito de logística sob a ótica empresarial e do território atualmente estratégico para a atuação, sobretudo, das grandes corporações. A participação do Estado na organização das redes de logística no território torna-se essencial, sendo expressa fundamentalmente nos planejamentos dos transportes.
O armazenamento e a estocagem de produtos e mercadorias sempre envolvem aspectos físicos consideráveis, que nem sempre podem ser feitos pela empresa produtora ou distribuidora.
Em alguns casos o espaço físico necessário, as condições de estocagem ou até mesmo a própria logística adotada desaconselham a coincidência da manutenção do produto ou mercadoria próximo à empresa proprietária.
Surge, então, o seguinte problema: investir em construção de espaço físico para o armazenamento e a estocagem de produtos e mercadorias ou contratar entidade empresarial diversa para prestação deste serviço.
A depender dos investimentos necessários e dos custos de manutenção de unidade de armazenamento e estocagem e da localização do mercado consumidor, dentre outros fatores, a empresa produtora, importadora ou distribuidora poderá atribuir a outra unidade empresarial a prestação dos serviços especializados necessários.
Como unidade