Operações com Mercadorias ( Estoques )
DICAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Introdução a Conta “Estoques”: o São bens adquiridos ou produzidos pelas empresas que satisfaçam as necessidades humanas. A conta “ESTOQUES” é uma conta de natureza DEVEDORA, classificada no grupo do Ativo Circulante (Balanço Patrimonial). o Após as mudanças ocorridas na contabilidade como a promulgação da Lei nº 11.638/07 e, principalmente, a criação do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) em 2005, as principais operações desempenhadas pelas empresas são regulamentadas pelos pronunciamentos, interpretações e orientações, além das legislações fiscais. o É o caso do CPC 16 que estabelece o tratamento contábil para os ESTOQUES. o De acordo com o CPC 16 estoques são ativos: Página 3, item 6 do CPC 16.
Mantidos para venda no curso normal dos negócios;
Em processo de produção para venda; ou
Na forma de materiais ou suprimentos serem consumidos ou transformados no processo de produção ou na prestação de serviços.
Obs 1.: Refletir que existe a diferença entre os Estoques nas empresas comerciais e nas empresas industriais. Nas empresas comerciais os estoques são bens adquiridos de fornecedores e destinados à venda. Exemplo: Mercadorias compradas por um varejista para revenda ou terrenos e outros imóveis para revenda. Nas empresas industriais os estoques passam pelo processo de produção. Eles compreendem os produtos acabados e produtos em processo de produção pela entidade e incluem matérias-primas e materiais aguardando utilização no processo de produção, tais como: componentes, embalagens e material de consumo. No caso do prestador do serviço (empresas que oferecem serviços), os estoques devem incluir os custos dos serviços (mão-de-obra, materiais utilizados e os custos indiretos atribuíveis). Página 3, item 8 do CPC 16.
Obs 2.: Foco do estudo é nas empresas comerciais.
A questão fundamental na contabilização dos estoques é quanto ao valor do custo a ser reconhecido como ativo