Operação e fiscalização de transito
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1-Durante os nossos estudos vimos que o Estado tem a competência em estabelecer a adequada condição de mobilidade urbana nas cidades. Destacamos três áreas onde deve atuar para que isso aconteça: o planejamento urbano, a engenharia de tráfego e a fiscalização do trânsito. Estas áreas, gerenciadas de forma integrada, tendem a colaborar para a segurança e fluidez, pois atuam diretamente no gerenciamento do uso do solo, nos sistemas de transportes de pessoas no espaço urbano e, no ordenamento da circulação no espaço público por meio dos recursos humanos e materiais disponíveis. Neste sentido escreva sobre a importância de cada uma dessas áreas para a melhoria da segurança e da fluidez do trânsito em nossas cidades. (2,0 ponto)
PLANEJAMENTO URBANO:
O Planejamento Urbano pode ser definido como o processo de produção, estruturação, organização e apropriação do espaço urbano, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida para a população. O Planejamento Urbano, quando bem utilizado, transforma-se em um grande aliado da população para a prevenção e a solução dos problemas relacionados ao uso do território urbano para a melhoria de vida nas comunidades, na medida em que estabelece as diretrizes que devem ser observadas para a correta utilização do espaço comum a todos. O planejamento urbano é fundamental para um trânsito com fluidez, conforto e segurança.
ENGENHARIA DE TRÁFEGO:
O movimento das pessoas, dos veículos e das mercadorias é o reflexo das diferentes atividades existentes numa sociedade, sendo um fator determinante para a qualidade de vida das pessoas. O ramo da Engenharia que se ocupa do movimento eficiente e seguro de pessoas e bens na rede viária é designado por Engenharia do Tráfego que, deste modo, tem com objeto o estudo da mobilidade (facilidade de deslocação) e como objetivo a otimização do sistema viário