OPERAÇÃO RETRO PORTUÁRIA

1949 palavras 8 páginas
Apresentação.

A conferência, acondicionamento, entrada/saída, e movimentação de cargas em Armazéns de Terminais de Retaguarda exigem profissionais capacitados para o manuseio e controle de forma adequada no intuito de preservar a qualidade tanto das operações quanto da mercadoria á ser manuseada quanto na agilidade das operações reduzindo tempo e custos operacionais.

Objetivo.
Capacitar profissionais que possam estar atuando em Terminais que possuam Armazéns para melhor atender seus clientes adequando um Just time em suas operações, objetivando a agilidade nas operações.

RECEBIMENTO DE CARGA NA EXPORTAÇÃO.

Quando da chegada do caminhão este será cadastrado no sistema operacional da empresa, em seguida o Conferente solicita a entrada do caminhão que por sua vez entregará ao conferente uma cópia da Nota Fiscal da mercadoria.
Neste momento o conferente monta uma equipe com os equipamentos adequados para tal mercadoria e solicita aos seus colaboradores auxiliares para que retire a lona e baixe as grades do caminhão para que possa estar conferindo o que diz conter a referida nota fiscal com o físico constatado no caminhão e esta conferência é minuciosa comparando todos os itens da mercadoria coma nota fiscal.
Caso haja alguma divergência na conferência o conferente deve anotar e tirar fotos das divergências apuradas e as entregar á seu Supervisor/Encarregado, aguardando uma resposta para descarregar ou não.
Obs. Neste meio tempo o conferente pode e deve agilizar a próxima descarga se esta estiver em acordo.

Após ter conferido a carga, ainda no caminhão o conferente deve verificar se esta carga já possui alguma instrução para estufamento, caso haja, o conferente deve utilizar a modalidade Crossdocking* (direto do caminhão para o contêiner).

Não havendo qualquer tipo de instrução o conferente irá depositar as mercadorias no Armazém, respeitando e separando a mercadoria por lote, destino, qualidade e navio, sempre

Relacionados