Operacao da bolsa
MERCADO DE CAPITAIS
Mercado de capitais é o mercado de títulos relacionado à bolsa de valores, no Brasil à BM&FBOVESPA, e às empresas registradas sob o regime jurídico de sociedade anônima de capital aberto.
Economicamente tratando é um sistema de distribuição de valores mobiliários, que visa proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização. (segundo o conceito da BM&FBOVESPA)
Principais títulos negociados no Mercado de Capitais:
Ações - são quotas representativas do capital social da empresa, e rendem dividendos a seus proprietários, provenientes da distribuição dos lucros das empresas.
Debêntures - são títulos privados, à semelhança do CDB nos bancos, que rendem juros a seus investidores, pagos pela empresa emissora dos títulos.
Quem compra Ações de uma empresa torna-se sócio desta empresa com representatividade na magnitude proporcional das ações adquiridas. Se as ações adquiridas são "Ordinárias", pode também participar das assembleias deliberativas da empresa com poder de voto proporcional a seu montante de ações, além de receber parcela do lucro dividido após cada apuração de resultados. Esta parcela do lucro dividido aos acionistas é chamada dividendo. Se as ações adquiridas forem "Preferenciais", então a pessoa apenas recebe dividendos, pois não tem poder de voto.
As Debêntures são títulos emitidos pelas Sociedades Anônimas, principalmente com o objetivo de captação para capital de giro. As debêntures podem ter remuneração pré e pós-fixada, e ainda podem ser conversíveis em ações, no seu vencimento. Funciona como uma aplicação comum em que o investidor coloca seu dinheiro numa SA, ao invés de numa instituição financeira.
Principais segmentos do mercado:
Mercado à Vista
Mercado a Termo
Mercado Futuro
Mercado de Opções
MERCADO À VISTA
Compra e venda de ações à vista, para pagamento em operações D+3. Isto significa que o