Ondas
As ondas mecânicas, como indica a sua definição, não se propagam no vácuo.
Quando uma onda mecânica se propaga há um transporte de energia cinética e potencial.A velocidade de propagação da onda mecânica depende da densidade e elasticidade do meio.
Todas as ondas mecânicas precisam de:
Alguma origem de perturbação. Este agente transferirá energia para o meio.
Um meio.
Um mecanismo físico para que as partículas do meio influenciem umas as outras. 1
As ondas mecânicas possuem diversas características mensuráveis que podemos analisar fisicamente.
Consideremos o exemplo de uma corda esticada onde seguramos uma extremidade com a outra presa. Ao balançar a extremidade livre fazendo um movimento para cima seguido de um movimento de volta a posição original, geramos uma perturbação isolada, que chamamos pulso. Como o movimento da onda (que corre ao longo da corda) é perpendicular ao movimento dos pontos da corda (que sobem e descem), esse é um exemplo de onda transversal. Os pulsos, porém, se apresentam em todos os tipos de onda. Seguindo o exemplo, se esse movimento que originou o pulso é contínuo e se extender para baixo da corda temos uma emissão contínua de pulsos, que formam um trem de ondas que chamamos de onda periódica.
Amplitude e comprimento de onda
A altura máxima que esse pulso atinge em relação a corda em repouso é chamada amplitude. Em uma onda periódica, podemos medir a distância entre um pulso para cima da corda e outro, onde essa onda iniciaria sua repetição, ou