Ondas
Este trabalho tem como objetivo explicar de forma simples os conceitos de Polarização, o Principio de Huygens, o efeito Doppler e apresentando exercícios relacionados com os conceitos apresentados.
Com base em estudos sobre ondas mecânicas e eletromagnéticas, podemos de forma menos complexa, explicar a polarização de onda, a relação entre a frequência da onda com a velocidade do emissor ou receptor dessa onda, os princípios de Huygens, onde cada ponto da frende de onda se comporta como uma nova frente de onda.
Concluindo se de forma a mostrar a importância desses fenômenos físicos em nosso dia a dia, em como eles nos afetam direta ou indiretamente.
Polarização
A luz é uma onda eletromagnética sendo, portanto uma onda transversal na qual os campos elétricos e magnéticos ocorrem em planos perpendiculares à direção de propagação da onda e perpendiculares entre si. Quando os campos se mantem sempre na mesma direção, dizendo que a onda é linearmente polarizada. O campo elétrico da luz proveniente do Sol pode ser um vetor com qualquer direção perpendicular à direção de propagação, pois esta luz não é polarizada. Existem quatro fenômenos que podem produzir ondas eletromagnéticas polarizadas a partir de ondas não polarizadas: absorção, birrefringência, reflexão e espalhamento
Princípio de Huygens
Christian Huygens (1629-1695), no final do século XVII, propôs um método de representação de frentes de onda, onde cada ponto de uma frente de onda se comporta como uma nova fonte de ondas elementares, que se propaga para além da região já atingida pela onda original e com a mesma frequência que ela. Sendo esta ideia conhecida como Princípio de Huygens. Para um considerado instante, cada ponto da frente de onda comporta-se como fonte das ondas elementares de Huygens.
A partir deste princípio, é possível concluir que, em um meio homogêneo e com as mesmas características físicas em toda sua extensão, a frente de onda se desloca mantendo sua forma, desde