ondas terrestres
A propagação é um forma de transmissão de energia. E essa transmissão de energia possui algumas formas específicas, que de acordo com a altitude dos caminhos os quais as ondas se propagam podem ser classificados em ondas de rádio, Ionosféricas, Troposféricas e Terrestres.
As ondas Ionosféricas também chamadas de Espaciais ou Refletidas que é a parte da irradiação total que está dirigida à Ionosfera. Estas ondas ionosféricas, podem ou não voltar para a terra pelos efeitos da refração e da reflexão dependendo das condições que na prática são variáveis.
As ondas Troposféricas é a parte da irradiação total que sofre refração e reflexão de regiões onde existem mudanças bruscas de dielétrico situados na Troposfera, como por exemplo os limites de massas de ar de diferentes temperaturas e conteúdo de umidade.
As ondas Terrestres são a parte da irradiação total que são afetadas pela presença da terra e pela características da formação do seu relevo. A onda terrestre possui dois componentes, onda de superfície que é guiada pela terra, e a onda de espaço ( que não deve ser confundida com a onda ionosférica). A onda de espaço é resultante da onda direta e da onda refletida no solo.
Em que faixa de frequência é importante a transmissão por meio de ondas de superfície? Utilizadas nas transmissões de ondas médias e longas, contornam a superfície da terra por isso recebem o nome de Ondas de Superfície, a propagação dessas ondas é dificultada pela presença de alguns obstáculos como, montanhas, florestas, prédios, e a luz solar. Esse tipo de onda é empregado em transmissões de sinais de ondas médias, com mais ou menos 50 Km de raio durante o dia dependendo da potência do transmissor. No período noturno esta distância aumenta já que não há o choque com as ondas solares.Algumas emissoras de rádio comerciais de ondas médias diminuem sua potência durante a noite para evitar interferências em outras emissoras mais distante com