ololo
Karnaugh, estes mapas são obtidos através da tabela da verdade gerada pela expressão booleana. A importância de se minimizar uma expressão booleana consiste no fato de se diminuir o número de portas no circuito resultante, facilitando assim sua execução.
De acordo com o número de variáveis/entradas contidas na tabela da verdade teremos um tipo de mapa para sua representação.
5.1 Diagrama para 2 variáveis
Vamos utilizar como exemplo a seguinte tabela da verdade:
A B R
0 0 0
0 1 1
1 0 1
1 1 1
Extraindo a expressão booleana temos,Os diodos semicondutores são dispositivos eletrônicos simples, existem diversos tipos de diodos tais como zener, retificador, varicap, Schottky, emissor de luz, fotodiodo, entre outros. A diferença entre os diodos está em sua construção, cada um apresenta um tipo de material e dopagem dessa forma cada diodo gera uma curva característica definindo assim uma variedade de diapositivos variantes do diodo, assim como os retificadores. A seguir estudaremos o diodo emissor de luz e o diodo de proteção contra tensão reversa. O diodo pode ser utilizado de diversas maneiras, uma delas é o diodo ligado em paralelo com a carga evitando que a energia acumulada na bobina flua em forma de corrente e a dissipe em forma de calor, dessa forma diminui a probabilidade de danificarmos alguma parte do circuito. Nesse momento não é necessário entrarmos em cálculos de dimensionamento dos diodos, mas sim entender o seu funcionamento, adotaremos a utilização do diodo com tensão reversa 10 vezes a tensão do circuito e com a corrente direta maior que a corrente da carga, porém em circuitos com tensão baixa podemos utilizar um diodo 2 a 3 vezes a tensão de alimentação. Na figura 6.1 está representado o símbolo do diodo
Figura 6.1: Símbolo do diodo
Os diodos geralmente são formados pela junção de dois materiais semicondutores
(junção PN), um com excesso de portadores de