ollalaallalala
935 palavras
4 páginas
Bola saltitonaTrabalho realizado por:
Índice
Introdução Teórica…………………………………………………………... pag.1
Objetivos do trabalho……………………………………………………….pag.2
Procedimento Experimental……………………………………………...pag.3
Material Utilizado………………………………………………………………pag.3
Registo de medições……………………………………………pag.4, 5, 6 e 7
Questões pós-laboratoriais……………………………………………….pag.8
Conclusão………………………………………………………………………….pag.9
Bibliografia/ Netgrafia…………………………………………………….pag.10
Introdução Teórica
A variação da energia mecânica (∆EM) de um sistema está relacionada com a variação da energia cinética (∆EC) e/ou energia potencial (∆EP) desse sistema. A existência de dissipação de energia está igualmente relacionada com a variação da energia mecânica e com a atuação de forças dissipativas no sistema. O trabalho realizado por forças que atuam em determinado sistema é uma forma de transferir energia de ou para esse sistema. Como consequência desta transferência, a energia mecânica do sistema poderá aumentar ou diminuir. Uma força é conservativa se o trabalho realizado por ela para mover um corpo entre dois pontos só depender dos pontos inicial e final e não da trajetória do corpo. Assim, são conservativas as forças associadas a algum tipo de energia potencial. Um sistema terá tanto mais energia potencial gravítica, quanto mais alto estiver relativamente ao referencial (h = 0), sendo o seu valor determinado, para pequenas variações de altura, pela expressão:
EP = m×g×h Se as únicas forças que atuam num sistema forem conservativas, a EM desse sistema não varia; a energia cinética apenas se pode converter em energia potencial e a energia potencial apenas se pode converter em energia cinética.
W(F conservativa) = - ∆EP A dissipação da energia mecânica está associada à transformação desta energia em formas de energia não úteis e, consequentemente, à diminuição de energia transferida de ou para os sistemas. Sempre que existe (∆EM) ,