AUTO DA BARCA DO INFERNO
De: Gil Vicente
por: Eduardo Saint-Clair Johnson Jr.
1º A
AUTO DA BARCA DO INFERNO
- AUTOR: GIL VICENTE
Quem foi : Gil Vicente foi um poeta e dramaturgo português. É considerado, por muitos estudiosos, como o pioneiro do teatro português. Sua obra mais conhecida é " A farsa de Inês Pereira". Suas obras marcam a fase histórica da passagem da Idade Média para o Renascimento (século XVI).
Nascimento:
Gil Vicente nasceu na cidade de Guimarães (Portugal) em 1466.
* Local de nascimento e ano hipotético (mais prováveis de acordo com estudos recentes) Morte:
Gil Vicente morreu em 1536.
Ano da morte hipotético (mais provável de acordo com estudos recentes)
- DATA: Publicada em 1517
- PORQUÊ? retratar a sociedade portuguesa do século XVI
- PRA QUÊ? Essa sátira foi feita em função da defesa de seus valores ortodoxo.Não por rebeldia ou por descrença na Igreja Católica, pelo contrário, foi por pura crença nos preceitos doutrinários que ele criticou, pois o principal objetivo era a reconstrução da Fé Cristã.
- SIMBOLOGIA DOS PERSONAGENS
Diabo: condutor das almas ao Inferno, conhece muito bem cada um dos personagens que lhe cai às mãos; é zombeteiro, irônico e bom argumentador. É um juiz, que exibe às claras o lado mais recôndito dos personagens, e revelando o que cada um deles procura esconder. Anjo: Comandante da barca do céu. Representante de Deus... O fidalgo D. Anrique, alegoria de uma nobreza orgulhosa tirana, opressora, soberba e presunçosa. Mostra-se arrogante e por sua posição social, acredita ser merecedor de embarcar na Barca do Anjo. O agiota (onzeneiro), que representa avareza, apego ao dinheiro, ganância, usura, agiotagem, onzena. Traz como bem terreno um enorme bolsão do qual não se desgruda .considerado pelo próprio Diabo como parente, uma vez que se aproveita da desgraça dos outros para tirar proveito, um verdadeiro aproveitador. Joane, o parvo, figura simples, humilde, modesta, sem