Olimpiadas de 2012
Expectativas do Brasil para as Olimpíadas de 2012
Embora o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) trabalhe com a expectativa de conquistar 15 medalhas nos Jogos Olímpicos de Londres - mesmo resultado de Pequim-2008 -, a delegação brasileira tem grandes chances de obter um resultado mais expressivo. As conquistas podem não chegar às 23 medalhas citadas pela revista americana “Sports Illustrated”, mas podem ficar perto disso.
Segundo esporte que mais deu medalhas para o Brasil na história da Olimpíada, o judô tem potencial para brilhar em Londres. Mayra Aguiar (meio-pesado, até 78kg) e Leandro Guilheiro (meio-médio, até 81kg) são os atuais líderes do ranking mundial em suas categorias. Também têm grandes chances de subirem ao pódio Sarah Menezes (ligeiro, até 48kg), Érika Miranda (meio-leve, até 52kg), Rafaela Silva (leve, até 57kg) e Tiago Camilo (médio, até 90kg).
A natação é outro esporte que pode render muitas alegrias para o Brasil em Londres. Atual campeão olímpico e mundial nos 50m livre, Cesar Cielo tem tudo para conquistar o bicampeonato olímpico. Nos 100m livre, o nadador também pode ir ao pódio. Bruno Fratus pode surpreender nos 50m livre. Nos 100m peito, Felipe França tem possibilidade de brigar pela medalha de ouro. E Thiago Pereira pode, finalmente, conquistar sua tão sonhada medalha nos 200m medley. Na maratona aquática, olho em Poliana Okimoto.
Esporte que mais deu medalha ao Brasil em Olimpíadas, a vela pode manter sua tradição em Londres. A grande esperança reside na dupla da classe Star, Robert Scheidt e Bruno Prada. Na RS:X masculina, Ricardo Winicki, o Bimba, que bateu na trave em Atenas-2004, volta a ser apontado como possível medalhista.
Modalidades com grande tradição no Brasil, o vôlei e o vôlei de praia também poder dar alegrias à torcida brasileira. No esporte na areia, Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa, Alison/Emanuel e Ricardo/Pedro Cunha têm tudo para colocar o país no pódio com as