Oligopsonimo

259 palavras 2 páginas
O Pritzker 2011 foi dado ao excelente arquiteto português Eduardo Souto de Moura, seguidor dos critérios de modernidade em sua arquitetura.

Sua obra se caracteriza pela limpeza plástica,racionalidade, transparências espaciais, que seguem o princípio miesiano, de que "menos é mais".

A sua produção está concentrada na cidade de Oporto, mas com trabalhos realizados em outras cidades européias.

| |
Pritzker 2011
Ou também conhecido na gíria como o Nobel da Arquitetura foi para Eduardo Souto de Moura.

O arquiteto da Invicta é o segundo português a ganhar o Pritzker, depois de Siza.

(...) lê-se no comunicado do júri presidido por Lorde Palumbo. "A arquitetura de Souto de Moura não é óbvia, frívola ou pitoresca. Está carregada de inteligência e seriedade. (...) Os seus edifícios têm a capacidade única de reunir características opostas - poder e modéstia, um autoritarismo público arrojado e um sentido de intimidade - tudo ao mesmo tempo. Por uma arquitetura que parece sem esforço, natural, serena e simples e pela preocupação e poesia que estão em cada projeto, recebe o Prémio Pritzker de arquitetura de 2011." (...) Eduardo Souto de Moura, descrito como neo-Mies van der Rohe (arquiteto alemão, um dos pioneiros da arquitetura moderna), junta-se agora a nomes como Oscar Niemeyer, Frank Gehry ou Rem Koolhaas. "Acho que é inteiramente merecido. A obra dele é uma combinação de rigor, construção e sentido ético. É um homem ímpar", diz ao i o arquiteto Manuel Aires Mateus. (...)

| Casa da Quinta do Lago, Algarve.
Arq. Eduardo Souto Moura, 1989. |

| Casa das Histórias - Museu Paula Rêgo, Cascais
Arq. Eduardo Souto Moura

Relacionados