olho do cu aberto
Anderson Junior Ivanski (Acadêmico do Curso de Ciências Contábeis), Valdir Michels (Orientador – Professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Centro-Oeste), e-mail do autor: andersonivanski@hotmail.com
Palavras-chave: Contabilidade, História, Guarapuava.
Resumo:
A presente pesquisa se inscreve no campo de Ciências Sociais Aplicadas, desenvolvendo um levantamento histórico, desde o surgimento das primeiras noções do que hoje vem a ser denominada Contabilidade. Neste trabalho, evidenciamos também o quanto foi imprescindível a evolução dos sistemas contábeis, sua legislação e sua importância no cenário mundial.
Introdução:
A Contabilidade, evoluída como conhecemos hoje, passou por diversas transformações, períodos difíceis e muitas vezes não conhecidos. Estudar a evolução contábil, nos permite ver o quanto foi imprescindível esta ciência para a sociedade. Desde o seu surgimento até a sua implantação no Brasil, foram seguidas diversas evoluções: tanto mecanizada quanto o pensamento contábil.
Acompanhando essa evolução, foi pesquisado o surgimento da Contabilidade no Município de Guarapuava. E para ajudar a contar esta história, foram realizadas algumas entrevistas com profissionais que exerceram a profissão na época. Nestas entrevistas foram relatadas as dificuldades que os profissionais tiveram e os sistemas utilizados na época.
Materiais e Métodos:
Através de pesquisas de campo, realizadas no Arquivo Histórico da Universidade Estadual do Centro-Oeste, de onde foram extraídas as primeiras informações da Contabilidade do Município de Guarapuava. Houve também visitas ao Sindicato dos Contabilistas de Guarapuava, e entrevistas com antigos contadores, entrega de questionários a vários escritórios contábeis do município a fim de obter uma visão atual da posição e do pensamento do contador guarapuavano, bem como,