Old Spice Vs Axe
A Análise do Discurso é uma prática da linguística no campo da Comunicação, e consiste em analisar a estrutura de um texto e a partir disto compreender as construções ideológicas presentes no mesmo.
O discurso em si é uma construção linguística atrelada ao contexto social no qual o texto é desenvolvido. Ou seja, as ideologias presentes em um discurso são diretamente determinadas pelo contexto político-social em que vive o seu autor. Mais que uma análise textual, a análise do Discurso é uma análise contextual da estrutura discursiva em questão.
Michel Foucault descreveu a Ordem do Discurso como uma construção de características sociais. A sociedade que promove o contexto do discurso analisado é a base de toda a estrutura do texto, atrelando, deste modo, todo e qualquer elemento que possa fazer parte do sentido do discurso. O texto só pode assim ser chamado se o seu receptor for capaz de compreender o seu sentido, e isto cabe ao autor do texto e à atenção que o mesmo der ao contexto da construção de seu discurso. É a relação básica para a existência da comunicação verbal: emissão – recepção – compreensão.
O DISCURSO NA VISÃO DE BAKHTIN
1 INTRODUÇÃO
Normalmente, o método sociológico é aplicado a pesquisas na área do discurso e dos gêneros, e discutem-se as contribuições da Lingüística para a análise de gêneros. Entretanto, as contribuições que o método sociológico e os estudos de gêneros podem trazer para a Lingüística quase não são abordadas: o diálogo entre esses dois campos de estudo nem sempre se apresenta como uma via de mão dupla.
Neste artigo, partindo da concepção de que cada campo de investigação da linguagem tem suas especificidades, mas que, respeitando essa concepção, é possível e desejável o diálogo entre eles, cujo objetivo é apresentar e discutir as contribuições que as pesquisas de gêneros do discurso podem trazer para os estudos da Lingüística. Partiremos da discussão que Bakhtin faz a respeito do texto como ponto de partida