ojmkk
977 palavras
4 páginas
Anno Domini (termo em latim que significa: "ano do Senhor"), também apresentado na sua forma abreviada A.D., é uma expressão utilizada para marcar os anos seguintes ao ano 1 do calendário mais comumente utilizado no Ocidente, designado como "Era Cristã" ou, ainda, como "Era Comum" (esta última designação é a preferida por quem tenta evitar referências religiosas).A abreviatura de Anno Domini é A.D. para designar depois de Cristo, logo também D.C ou d.C.
Segundo este critério, também utiliza-se a abreviatura "a.C." para designar os anos antes de Cristo, logo A.C. ou a.C.
ANTES DE CRISTO = FATOS IMPORTANTES
700 aC - Fundação de Roma
600 a.C. - * Assírios conquistam o Egito
200 a.C. - Roma conquista a Espanha
210 A.C COMEÇA A CONSTRUÇAO DA GRANDE MURALHA DA CHINA
264 a.C – Inicio das Guerras PÚNICAS ENTRE ROMA E CARTAGO
DEPOIS DE CRISTO – FATOS IMPORTANTES
1 d.C Ano do nascimento de Jesus Cristo, marcando o início da era cristã.
4 d.C Morte de Augusto – Imperador grego / Tibério torna-se imperador, ficando no poder até 37
27 d.C Jesus é batizado
30 d.C Jesus é crucificado
64 D.C Cristãos são acusados e martirizados pelo incêndio de Roma
O calendário juliano
Os romanos utilizavam primitivamente um calendário lunar, com adição periódica de um mês suplementar para compensar o atraso em relação às estações do ano, dependentes do ano solar. O método, extremamente rudimentar, acumulou em 47 a.C. uma diferença de 80 dias, gerando enorme confusão na vida civil e religiosa.
No ano seguinte, 46 a.C., o ditador romano Júlio César (100-44 a.C.) instituiu o calendário juliano, conforme as recomendações do astrônomo Sosígenes de Alexandria (sæc. I a.C.): o ano de 46 a.C. teve a duração prolongada: 445 dias; o ano passou a ser calculado em 365,25 dias; os doze meses passaram a ter duração diferente, quase igual à que têm até hoje; o primeiro dia do ano, antes situado em 15 de março, foi fixado em 1º de janeiro; a cada quatro anos, para compensar a