oioioi oi
7
Gianluca C. Azzellini
Guilherme A. Marson
Ana Cláudia Kasseboehmer
7.1 Introdução
7.2 Massas atômicas
7.3 O mol
7.4 Massa molecular
7.5 Pureza das amostras
7.6 Como a quantidade de um reagente pode controlar quantidade do produto formado?
7.7 Equações químicas e cálculos percentuais das reações
Referências
Licenciatura em Ciências · USP/ Univesp
Química
TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS:
Licenciatura em Ciências · USP/Univesp · Módulo 2
95
7.1 Introdução
Nesta aula aprenderemos a realizar cálculos em transformações químicas. A estequiometria diz respeito à medição e aos cálculo das quantidades dos elementos presentes nos compostos e nas reações químicas. Portanto, a estequiometria descreve as relações quantitativas entre os elementos constituintes de um composto (estequiometria de composição) e as relações quantitativas entre as substâncias que participam das reações químicas (estequiometria das reações).
Esperamos que você aprenda a calcular a quantidade de reagente necessária para obter determinada quantidade de produto e vice-versa, pureza de amostras e rendimento de reação.
7.2 Massas atômicas
Em Estrutura da Matéria foi visto que os átomos possuem massa determinada pela massa dos prótons e dos nêutrons presentes em seu núcleo. Cada elemento da tabela periódica apresenta uma massa relativa característica. Para estabelecer uma escala de massas absoluta para os átomos, é necessário definir um padrão com o qual podemos comparar as massas. Atualmente, a referência é a do átomo do isótopo mais abundante do carbono, denominado carbono-12, cujo símbolo é 12C. Associa-se a um átomo deste isótopo exatamente doze unidades de massa. Estas unidades são denominadas de unidades de massa atômica sendo simbolizadas no SI pela letra u.
Esta convenção implica em uma unidade de massa atômica ser igual a 1/12 da massa de um átomo de carbono-12.
Nesta terminologia moderna, a massa atômica de um elemento é a massa