OGUM NA UMBANDA

288 palavras 2 páginas
OGUM NA UMBANDA
Ogum é um dos principais orixás cultuado na Umbanda, sincretizado com São Jorge e Santo Antonio na Bahia. Seu dia é o 23 de abril.
Ogum é o senhor da guerra, guerreiro imbatível e estratégico. Defensor da lei e da ordem. Defende os fracos e os que estão desamparados. É aquele que veio para ser o vencedor das grandes batalhas.

LENDA DE OGUM
Ogum: foi um Orixá que deu aos homens o segredo do ferro, da forja e da agricultura.
Conta à lenda que nas terras de Oxalá, em Ife, os Orixás e seres humanos viviam e trabalhavam em igualdade. Todos trabalhavam, caçavam e plantavam, porem suas ferramentas eram feitas de madeiras e pedras, muito frágeis e tornavam o trabalho árduo e demorado.
O aumento do numero de pessoas, trouxe falta de alimentos e necessidade de expansão. Fato que causou transtornos pelas ferramentas improprias.
Ate que Ogum em uma grande e difícil empreitada, usando suas ferramentas de ferro (segredo dado a ele e somente a ele por Oxalá) foi o único a limpar um grande terreno para plantio. Com esse material Ogum tinha uma grande vantagem sobre os demais e esse segredo Ogum não contava a ninguém.
Ate que os Orixás ofereceram a Ogum o reinado sobre os deles pelo segredo do ferro e ele aceitou. Porem Ogum mesmo se tornando rei era um caçador, um guerreiro.
No retorno de uma de suas viagens para caçar, Ogum foi destituído do seu reinado pelos Orixás, que passaram a despreza-lo. Embora Os Orixás tenham pagado com ingratidão o segredo que Ogum lhes dera, os homens sempre se lembravam de Ogum e a ele ofereciam sacrifícios e honras, deixando sob seus cuidados a ferramentaria de seus templos.

Relacionados

  • Dossiê samba de roda
    56522 palavras | 227 páginas
  • sociedade
    39521 palavras | 159 páginas