Oficina motivacional de engajamento estudantil
Oficina sobre motivação e linguagem
( Trabalhos acadêmicos)
1. INTRODUÇÃO O que gera interesse e entusiasmo pela aprendizagem e desempenho acadêmico? O que motiva alunos a dedicarem várias horas do seu dia trabalhando e/ou estudando, produzindo trabalhos individuais ou em grupo? Segundo SAVIANI (1986), a escola é vista como um instrumento de equalização social que se constrói com "uma força homogeneizadora que tem por função reforçar os laços sociais, promover a coesão e garantir a interação de todos os indivíduos no corpo social". Essa interação social e descobertas recentes sobre motivação intrínseca e extrínseca nas relações entre alunos professores e sociedade, são fatores de extrema importância para responder as perguntas aqui abordadas. Como embasamento teórico para a realização deste trabalho usaremos dois artigos: * O Estilo Motivacional do Professor e a Motivação Intrínseca dos Estudantes: Uma Perspectiva da Teoria da Autodeterminação, (Sueli Édi Rufini Guimarães, Universidade Estadual de Londrina & Evely Boruchovitch, Universidade Estadual de Campinas, 2003).
Pois a mesma plicada ao contexto educacional focaliza a promoção do interesse dos estudantes pela aprendizagem, a valorização da educação e a confiança nas próprias capacidades e atributos. (TAD; DECI e RYAN, 1985).
* Construcionismo, práticas discursivas e possibilidades de pesquisa em Psicologia Social. (Méllo, R.P.; Silva, A.A.; Lima, M.L.C.; Di Paolo, A.F., 2007).
Fazendo alusão à oficina e ao artigo sobre linguagem: Construcionismo, práticas discursivas e possibilidades de pesquisa em psicologia social e estabelecendo os devidos objetivos da oficina, podem ser inferidos muitos aspectos e coercitividades relacionados aos que acima estão supracitados.
A oficina tem como principal objetivo entender e extrair dos alunos expectadores da dinâmica o que de fato os motivam a