Oficina lingua portuguesa
Escolher uma resposta. a. A construção da casa obedece às especificações da Prefeitura b. Tais informações são iguais às que recebi ontem c. Não assistiu a essa operação, mas à de seu irmão d. O remédio devia ser ingerido gota à gota, e não de uma só vez e. Perdi uma caneta semelhante à sua
Question 2
Notas: 1
Só os roçados da morte compensam aqui cultivar, e cultivá-los é fácil: simples questão de plantar; não se precisa de limpa, de adubar nem de regar; as estiagens e as pragas fazem-nos mais prosperar; e dão lucro imediato; nem é preciso esperar pela colheita: recebe-se na hora mesma de semear.
(João Cabral de Melo Neto, Morte e vida severina)
Substituindo-se os dois-pontos por uma conjunção, em “(...) pela colheita: recebe-se (...)”, mantém-se o sentido do texto APENAS em “(...) pela colheita,
Escolher uma resposta. a. já que se recebe (...)” b. portanto se recebe (...)” c. embora de receba (...)” d. ainda que se receba (...)” e. ou se recebe (...)”
Question 3
Notas: 1
(FUVEST) Só os roçados da morte compensam aqui cultivar, e cultivá-los é fácil: simples questão de plantar; não se precisa de limpa, de adubar nem de regar; as estiagens e as pragas fazem-nos mais prosperar; e dão lucro imediato; nem é preciso esperar pela colheita: recebe-se na hora mesma de semear.
(João Cabral de Melo Neto, Morte e vida severina)
Pergunta-se: O mesmo processo de formação da palavra sublinhada em “não se precisa de limpa” ocorre em:
Escolher uma resposta. a. “jamais o cruzei a nado”. b. “no mesmo ventre crescido”. c. “iguais em tudo e na sina”. d. “na minha longa descida” e. “todo o velho contagia”
Question 4
Notas: 1
(FUVEST) Assinale a alternativa em que está correta a forma plural:
Escolher uma resposta. a. fuzil – fuzíveis b. atlas – atlas c. gavião – gaviães d. júnior –