Oficina de ligua portuguessai

505 palavras 3 páginas
A Evolução do Mercado de Trabalho
A mudança no mercado de trabalho, devido ao aumento nos custos de seleção, contratação, treinamento, tanto específico quanto genérico, faz com que as empresas observem os trabalhadores como inseridos em um mercado de concorrência MONOPOLÍSTICA, ao invés de concorrência PERFEITA. As empresas são obrigadas a fornecer salários mais elevados que os de mercado a indivíduos especiais, e, por consequência, os salários tendem a não ser mais negociados coletivamente, mas individualmente. Com isso, o ganho esperado pelos sindicatos através de negociação coletiva é diminuído e estes têm de reagir ao novo cenário mudando a sua forma de agir.

Do ponto de vista das grandes empresas, é possível interpretar o mercado de mão de obra como um mercado de concorrência perfeita. Ou seja, diversos profissionais tentam maximizar seus ganhos, oferecendo seus serviços por um valor negociado em contrato. Num mercado de concorrência perfeita, o valor de contrato é um valor dado pelo mercado, ou seja, nenhuma empresa fornecedora de qualquer bem pode elevar seus valores acima do valor de mercado, sob a pena de não haver demanda. Neste sentido, a correlação parece correta com os ofertantes individuais de serviço, visto que estes não possuem capacidade de controle de preços.
É razoável supor que a incapacidade de manipulação do valor do salário pelo ofertador do serviço só é possível porque o seu produto (trabalho) pode ser substituído, a um valor de transação relativamente baixo, por outro fornecedor similar (trabalhador).
O “exército industrial de reserva” marxista , ou seja, a mão de obra disposta a oferecer seus serviços a um valor de subsistência, mantém o valor da remuneração do trabalho sempre no menor nível possível, forçando que o valor dos salários sejam sempre pressionados para baixo. Novamente, é possível fazer uma analogia do mercado industrial de reserva marxista aos fornecedores de produtos substitutos ou aos potenciais concorrentes que

Relacionados