Oficina da lingua portuguesa
Notas: 1
Considerando a relação lógica existente entre os dois segmentos dos provérbios adiante citados, o espaço pontilhado NÃO poderá ser corretamente preenchido pela conjunção mas, apenas em:
Escolher uma resposta. a. Por fora bela viola, (...) por dentro pão bolorento b. Reino com novo rei, (...) povo com nova lei c. A palavra é de prata, (...) o silêncio é de ouro d. Amigos, amigos! (...) negócios à parte e. Morre o homem, (...) fica a fama
Question 2
Notas: 1
(UNEB – BA) Assinale a alternativa em que, pluralizando-se a frase, as palavras destacadas permanecem invariáveis:
Escolher uma resposta. a. Este é o meio mais exato para você resolver o problema: estude só. b. Só estudei o elementar, o que me deixa meio apreensivo. c. Meia palavra, meio tom - índice de sua sensatez. d. Passei muito inverno só. e. Estava só naquela ocasião; acreditei, pois em sua meia promessa.
Question 3
Notas: 1
(Univ. do Amazonas) – Observe o termo destacado na seguinte frase: “A porta do armazém fora encontrada aberta, sem o menor vestígio de violência, caixas com fazendas abertas e a gaveta que continha o dinheiro arrombada.” (Domingos Olímpio). O termo arrombada exerce a função sintática de:
Escolher uma resposta. a. aposto b. predicativo c. adjunto adverbial d. adjunto adnominal
Question 4
Notas: 1
(FUVEST-SP) Leia os versos abaixo, pertencentes a uma cantiga de amigo, do trovadorismo português.
Ai, flores, ai flores do verde ramo se sabedes novas do meu amado?
Ai, Deus, e u é
(sabedes = sabeis; u = onde)
Encontre no trecho acima um exemplo de derivação imprópria.
Escolher uma resposta. a. “novas” (um adjunto empregado com valor de substantivo).
“amado” (verbo intransitivo de amar empregado com valor de substantivo) b. “novas” (um adjetivo empregado com valor de substantivo).
“amado” (verbo intransitivo de amar empregado com valor de substantivo) c. “novas” (um adjunto empregado com