Oficina CPI dos Transportes
Programa de Graduação Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico Social
Disciplina: Oficina I
Professor: Jorge A. Martins
Alunas: Melissa Santos e Míriam Maia
TRABALHO DE QUESITOS À PERÍCIA
A. Questões mínimas preliminares:
E no caso do Rio: a Fetranspor e o Rio Ônibus já desenvolveram estudos para ou com a Prefeitura do Rio? Desde quando e quais foram esses estudos? Quais consultorias foram contratadas para elaborarem esses estudos do município em parceria com os sindicatos de operadoras? Houve licitação?
Não há informação disponível sobre estudos técnicos sobre o sistema de transporte desenvolvidos em parceria com os sindicatos e entidades do setor rodoviário urbano intramunicipal nem com nem para a prefeitura do Rio de Janeiro.
O município desenvolveu ou contratou algum estudo de otimização do sistema de ônibus que almejasse racionalização das linhas e redução da frota? De quando são esses estudos e quem os elaborou?
Não foi identificada contratação de serviços
O município tem alguma consultoria de transporte contratada? Qual e com que encomenda? Houve licitação?
No momento, nãofoi identificado contratação de empresa de consultoria de transporte com a prefeitura do Rio de Janeiro. O que se verificou foi a utilização de estudos de cálculo de tarifa elaborados pela FGV contratados pela prefeitura através de jornais de grande circulação.
Qual/quais foi/foram a(s) consultora(s) contratadas que formataram a licitação dos ônibus do Rio em 2010? Houve licitação? Alguma instituição questionou?
Até o momento, não foi encontrado qualquer vestígio de licitação pela prefeitura do Rio de Janeiro para estudos técnicos de (re)formulação do sistema de transporte do município. Entretanto, há indícios em reportagens de jornal de grande circulação de que os estudos elaborados pela FGV tanto para a Fetranspor quanto para o Rio Ônibus foram utilizados como base para o processo licitatório do sistema de ônibus do