Administração
Sobre o filme CORRENTES, assistido pelos alunos, dê o que se pede:
a) Apresente um resumo (explique o que vem a ser o trabalho análogo à condição de escravo, aborde o papel do “gato”)– 15 a 20 linhas:
Trabalho análogo ao de escravo, representa grave desrespeito ao ser humano, e não se limita as infrações trabalhistas Sua existência é um grande problema para a humanidade, uma vez que se desrespeitam os principais direitos humanos, dentre eles o da liberdade, o da igualdade e o da dignidade da pessoa humana. Suas principais vítimas da chamada escravidão são pessoas frágeis e sensíveis, e tem como ponto principal o analfabetismo, miséria e fome, com o qual não conseguem se socializar na sociedade, por vergonha e falta de conhecimento.
Normalmente, o trabalho análoga a de escravo se utiliza da fraqueza dos trabalhadores que são obrigados a aceitar as propostas dos recrutadores com promessas de trabalho, salário e boas condições de estadia. Trabalho por dívida: esse fator contribui para a obediência do empregado, eles se endividam com os patrões e acabam sendo obrigados a permanecer até pagarem o que devem, e isto é praticamente impossível, pois, e uma divida que não tem fim, tudo e anotado no caderninho. Na relação de trabalho, as mínimas condições e garantias do empregado não são observadas, porque a remuneração do empregado está submetida a descontos, e alguns acertos que o "gato" ou patrão cria por conta do domínio que estabelece através da criação de dívidas grandiosas. Comum é a prática do crime usando-se o expediente de débitos que não se pagam nunca no armazém do empregador, referindo-se a tal conduta o legislador ao proibir a restrição à liberdade (que deixe de dar ao emprego, por exemplo), em razão de dívida, tanto faz com o empregador quanto o preposto, chamado de "gato". O empregador quer ter lucro a qualquer preço, mesmo destruindo esperança de gente humilde e que, quase sempre ou nunca, podem se defender.
b) Indique duas medidas de