Oeee
Em situações onde uma pessoa cumprimenta várias, usa-se apenas o "Olá!", embora seja preferido outros cumprimentos, como "Bom dia!/Boa tarde!/Boa noite!".
No Brasil, olá! é usado basicamente em contextos formais ou semiformais. No dia-a-dia o oi! é largamente usado tanto por jovens como adultos, apesar de vir sendo substituído, entre os mais jovens, pelo bastante informal e aí! (que é uma diminuição da expressão e aí, tudo bem?)1 .
A palavra oi também é comumente empregada de forma interrogativa, sendo utilizada como forma de dúvida quando não se entende o que foi dito por outra pessoa. Este uso é considerado deselegante, preferindo-se o uso de como? ou perdão?
Em Portugal, a formalidade do cumprimento dita o uso entre o "Olá!" e o "Oi!". O primeiro é o mais amplamente utilizado; embora o seu uso esteja a diminuir com o tempo, o "Olá!" é utilizado preferencialmente em contextos formais ou entre pessoas que não se conhecem ou que se conhecem pouco. No entanto, o simples "Olá" tende a ser preferido por outras expressões mais completas como "tudo bem?" Já o "Oi!" é mais utilizado em contextos informais, entre amigos e familiares. É cada vez mais utilizado pelos jovens apesar de ainda ser facilmente reconhecido como expressão tipicamente brasileira
oi é um vocáculo expressivo, usado como saudação. Não tem maior significado nem origem conhecida.
Conselhos são mais fáceis de serem dados do que seguidos. Você estava com a maior parte da Humanidade.
Da parte da Redação, um caloroso Parabéns e o nosso desejo de que continue assim.
Não que estejamos colaborando com sua preguiça de consultar nossa Lista, mas como um presente comemorativo (Tia Odete estava com calor e saiu para dar uma voltinha, disse ela):
Península é do Latim POENE INSULA, “quase ilha”.
Insulina vem de