ODONTOLOGIA
Nadia Rodrigues Penzo
RGM: 311.942
Técnicas de Comunicação – Izidoro Blikstein
O livro tem como objetivo nos mostrar que é extremamente e fundamental sabermos escrever para que possamos obter bons resultados, conseqüentemente fazendo com que as pessoas entendam claramente as mensagens que desejamos transmitir diariamente a elas. Para isso o autor nos mostra que existem alguns segredos da comunicação escrita. Primeiro devemos sempre tomar cuidado para passarmos uma mensagem correta, para que a respostas também sejam corretas, devemos sempre verificar se colocamos na mensagem aquilo que realmente desejamos transmitir, para que a pessoa que receberá a mensagem consiga entender nossa idéia.
Cada vez que enviamos uma mensagem, desejamos obter uma resposta, pois para vivermos em sociedade precisamos nos comunicar diariamente, trocando informações. Para que isso aconteça devemos transmitir nossas idéias, para que possamos obter respostas. O autor nos informa que: ‘’Comunicar bem, ou em nosso caso, escrever bem não é luxo, nem exibicionismo, nem ostentação esnobe de conhecimentos gramaticais. Escrever bem é uma questão de sobrevivência’’.
Quando recebemos uma resposta errada, significa que não soubemos nos expressar claramente, o ideal é transmitirmos nossas idéias corretamente para que possamos ser entendidos com clareza, que não foi o que aconteceu no bilhete do livro. Para obtermos bons resultados em nossas comunicações, devemos além de escrever bem, tornar nossas idéias claras para que outras pessoas possam entender, pois cada pessoa tem uma maneira de pensar e interpretar.
Os segredos da Comunicação da Escrita são apresentados no segundo capitulo, que já se inicia dizendo que é importante obedecer às regras gramaticais e sempre procurar clareza. Logo são apresentados os três tropeços de quem escreve mal e três segredos para escrever bem.
O primeiro tropeço é: se o texto for escrito de maneira errada, a resposta será errada. O