ODONTOLOGIA NA RADIOLOGIA
Ossos da Face
O crânio é composto por um conjunto de doze ossos são eles: frontal, nasal, maxilar, mandíbula, zigomático, temporal, concha nasal inferior, lacrimal, vômer, etmóide, parietal e esfenóide. Fazem parte da face os ossos: vômer, lacrimal, zigomático, maxilar, mandíbula e concha nasal inferior que se interligam através dos ossos do crânio (SOBOTTA et al., 2000).
O crescimento dos ossos da face demora mais que aqueles da calvária. O etmóide, as cavidades orbitais e as partes superiores das cavidades nasais quase completam seu crescimento por volta do sétimo ano (MOORE e DALLEE, 2001).
O esqueleto da cabeça compreende o esqueleto do crânio e da face, sendo que a face é constituída por 14 ossos. Esses são a mandíbula, que é um osso móvel na sua articulação crânio-temporal e apresenta cavidades alveolares onde se implantam os dentes; o vômer, que faz parte do septo nasal; duas conchas nasais inferiores, que se projetam das paredes laterais da cavidade nasal; duas nasais, que formam o “teto” do nariz; duas lacrimais, que limitam a fossa lacrimal; dois zigomáticos, que se localizam lateralmente a face; dois maxilares, que separam, em parte, as cavidades nasal e bucal; e dois palatinos, que formam o “teto” da boca – abóboda palatina (MIRANDA, 2000).
A margem orbital superior da região anterior do crânio e a área acima dela são formadas pelo osso frontal, que contem os seios aeríferos frontais. A margem lateral é formada pelo osso zigomático, e a margem orbital inferior, pelo osso zigomático e pela maxila. A margem orbital medial é formada, acima, pelo processo maxilar do osso frontal, e, abaixo, pelo processo frontal da maxila. A raiz do nariz é formada pelos ossos nasais, que se articulam, abaixo, com a maxila, e, acima, com o osso frontal. Anteriormente, o nariz é completado por laminas superior e inferior de cartilagem hialina e por pequenas cartilagens da asa do nariz (SNELL, 1999).
A mandíbula é o único osso móvel da face e