odontogênese
É o período em que os dentes são formados dentro do osso: maxila e mandíbula. A formação do dente ocorre em duas sequências: dentes decíduos (conhecido como dente de “leite”) contendo 20 dentes, e dentes permanentes com um total de 32 dentes.
Formação do dente
Os dentes são desenvolvidos em uma região bucal chamada de: Processo alveolar (seja na mandíbula ou na maxila).
Fases de desenvolvimento
O desenvolvimento do dente é continuo, porém para o seu estudo é dividido em fases: fase de lâmina dental, fase de botão, fase de capuz e fase de campânula. Fase de lâmina dental: o crescimento ectodérmico é cercado de maneira homogênea pelas células mesodérmicas. A lâmina dental se divide em duas lâminas: lâmina dental e lâmina vestibular.
Fase de botão: ocorre a concentração das células mesodérmicas na extremidade do crescimento ectodérmicos
Fase de capuz: o crescimento ectodérmico assume a forma de um capuz e passa a ser chamado de órgão do esmalte (ele dará origem ao esmalte dental). As células mesodérmicas abaixo do capuz recebem o nome de papila dental (ela dará origem à dentina e a polpa).
As células mesodérmicas que cercam todo o conjunto são chamadas de folículo dental (ele dará origem à todos os tecido periodontais: cemento, ligamento periodontal, osso alveolar e gengiva livre). Fase de campânula: nesta fase ocorre a diferenciação celular das células do órgão do esmalte, formando 4 (quatro) grupos distintos: epitélio externo do órgão do esmalte, epitélio interno do órgão do esmalte, estrato intermediário e retículo estrelado.