odonto
Entretanto, além desta via, a glicose pode destinar-se a outras vias:
na neoglicogênese, que é uma reação de síntese, utilizamos precursores de 3 C para formar um composto de 6C, a glicose. este processo, como qualquer outro de síntese requer gasto de energia, portanto gasta-se ATP. Na realidade 6 ATP, são gastos quando duas moléculas de piruvato formam uma de glicose. os 6 ATP são gastos nas reações catalisada pelas enzimas piruvato carboxilase, fosfoenolpiruvato carboxiquinase e fosfoglicerato quinase (vide glicólise para melhor compreensão).
A reação global é, portanto:
2 piruvato + 4 ATP + 2 GTP + 2 NADH + H+ + 6 H2O glicose + 2 NAD+ + 4 ADP + 2 GDP + 6 Pi + 6 H+
Os pontos de regulação serão discutidos mais adiante.
É o conjunto de reações químicas que ocorrem graças às enzimas, nos organismos vivos, às quais dão suporte à vida.
O metabolismo pode ser dividido em:
Anabolismo
Catabolismo
O glicogênio é um polissacarídeo constituído de muitas moléculas de glicoses unidas por ligações do tipo alfa 1-4 e nas suas ramificações, por ligações do tipo alfa 1-6.
É armazenado, potencialmente, em todas as células de animais, entretanto as células que armazenam o glicogênio em maior quantidade são as células hepáticas (fígado) e as muscularesO glicogênio é um polissacarídeo constituído de muitas moléculas de glicoses unidas por ligações do tipo alfa 1-4 e nas suas ramificações, por ligações do tipo alfa 1-6.
É armazenado, potencialmente, em todas as células de animais, entretanto as células que armazenam o glicogênio em maior quantidade são as células hepáticas (fígado) e as muscularesO glicogênio é um polissacarídeo constituído de muitas moléculas de glicoses unidas por ligações do tipo alfa 1-4