jogos e brincadeiras
O IZB foi fundado oficialmente no dia 14 de junho de 2003, em assembléia, na sede do Sindicato dos Químicos Unificados, em Osasco. O lançamento público do Instituto foi em um ato realizado no dia 19 de julho de 2003, com a participação de cerca de 300 pessoas na subsede do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região. Neste ato teve destaque a presença de líderes da greve dos metalúrgicos de Osasco de 68, como José Ibrahim, João Joaquim, Inácio Gurgel, Roque Aparecido e do irmão de Zequinha, Olderico Campos Barreto. Dentre os objetivos do Instituto Zequinha Barreto estão a promoção de debates, cursos e seminários sobre socialismo e democracia; a recuperação de memória e história das lutas populares e socialistas, especialmente a do militante José Campos Barreto e demais lutadores sociais; e ainda elaboração de políticas públicas com destaque para questões ligadas à educação, saúde, habitação, meio ambiente, cultura, mulheres etc.
Instituto Zequinha Barreto
Instituto Zequinha Barreto completa cinco anosEm junho vamos comemorar cinco anos da fundação, por ativistas dos movimentos sociais da região de Osasco,do Instituto Socialismo e Democracia José Campos Barreto.
O IZB,como ficou conhecido,é um espaço dedicado ao debate das idéias e ideais socialistas,à formação política e à preservação da memória da luta operária e popular.
Seu nome é uma justa homenagem a José Campos Barreto, o Zequinha, líder da greve metalúrgica de 68 em Osasco e histórico militante socialista. Zequinha Barreto foi