Odilon
O objetivo desta pesquisa é discutir algumas questões sobre ética e plágio. Apresentarei reflexões sobre o que é plágio e ética; suas causas e sugestões de como evitar o plágio. O tema é relevante, pois acredito que seja um dos maiores problemas na vida escolar e acadêmica . A partir dessa discussão buscarei orientação em relação ao que não pode ser copiado e espero ser incentivado a buscar sempre fazer meus próprios trabalhos e expor minhas próprias idéias.
2- Desenvolvimento
A ética é um significado filosófico que vem de berço, não é de um dia para o outro que um determinado cidadão entende sobre ética e age desta forma, sendo fiel e sempre fazendo o correto, é preciso de exemplo, e muito! É correto e obrigatório os pais passarem este exemplo para os filhos, apesar dos pais não serem totalmente responsáveis pelos atos ilícitos dos seus filhos, pois o bom caráter e a resistência às más tentações são essenciais para definir se uma pessoa é honesta.
Isso é um teste para as pessoas, pois nós temos um lado bom e outro ruim, e as pessoas com ética seguem a razão. Quando o indivíduo se utiliza de meios para obter benefício próprio, obtiver vantagens prejudicando outras pessoas, utiliza a internet para copiar e colar conteúdos com facilidade, ele não está sendo ético, está colocando em prática o plágio. Na pesquisa a ética é muito discutida devido ao plágio.
Plágio é “ato ou efeito de plagiar; apresentação feita por alguém, como de sua própria autoria, de trabalho, obra intelectual etc. produzido por outrem.” (HOUAISS, 2009)
O plágio acontece muitas vezes devido à forma fácil de adquirir um conteúdo. Com a internet qualquer texto pode ser copiado em segundos, e a grande polêmica voltada para os trabalhos acadêmicos é a cópia ilegal, pois certos alunos pesquisam, mas não colocam as referências bibliográficas, e às vezes até mentem dizendo que são os autores. A maioria dos autores condena