Obtenção do biodiesel
Dos diversos produtos obtidos da reciclagem atualmente, o bicombustível
(derivado de biomassa renovável) pode substituir parcial ou totalmente combustíveis derivados de petróleo e gás natural em motores a combustão ou em outro tipo de geração de energia (ANP, 2010).
Este trabalho elucidou a obtenção do bicombustível utilizando óleo de soja usado residual, para que não sejam descartados nas pias de cozinha, resultando em graves impactos ao meio ambiente. O óleo vegetal é extraído de plantas, que contêm triglicerídeos, e sua maioria é extraída diretamente das sementes. Na prática, se obtém o biodiesel e um subproduto chamado glicerina, que pode ser utilizada para a fabricação de sabão caseiro, resinas, entre outros materiais. O bicombustível gerado a partir do óleo traz consideráveis vantagens ambientais e econômicas para o país em relação ao uso do combustível fóssil (óleo diesel,gasolina, querosene, etc.). Foi obtido biodiesel pela reação de transesterificação do óleo com metanol em meio alcalino. Em seguida foram feitos testes analíticos para caracterizar o biodiesel obtido. Os primeiros resultados mostraram que o biodiesel obtido necessitava de procedimentos mais adequados para a purificação. A partir desses resultados iniciais foi proposta a pré-lavagem do óleo e isto resultou em um biodiesel de melhor qualidade.
Palavras-chave: Bicombustível/ biodiesel, óleo de cozinha, reciclagem, sustentabilidade.
Introdução
Com o crescente aumento da preocupação em relação ao uso de combustíveis menos poluentes e de menor impacto na emissão de carbono, a produção de biodiesel vem despertando um interesse cada vez maior. A redução das reservas de petróleo e diesel, conseqüentemente, torna ainda maior o interesse por esse combustível alternativo, que pode ser obtido a partir de uma matriz renovável. O emprego de óleos vegetais ou misturas dos mesmos ainda é tido como impraticável