OBSERVAÇÃO DE CÉLULAS EM DIFERENTES FASES DA MITOSE
A divisão celular é um processo simples que ocorre quando a molécula de DNA se replica, assim cada célula-filha herda uma cópia de toda a informação genética que a célula-mãe possuía. Tal processo é chamado de mitose, que é composta pelas fases: Prófase, Metáfase, Anáfase, Telófase e Interfase, sendo que esta última divide-se em: G1, fase S e G2.
As moléculas de DNA são responsáveis pelo armazenamento da informação genética, as histonas conferem-lhe estabilidade e são responsáveis pelo processo de condensação. Estas proteínas quando associadas ao DNA constituem um filamento de cromatina. Quando a célula está em divisão, estes filamentos sofrem um processo de condensação originando filamentos curtos e espessos, os cromossomas.
Como resultado da duplicação do filamento inicial de cromatina cada cromossoma é constituído por dois cromatídeos. Cada um dos cromatídeos é formado por uma molécula de DNA associada a histonas. Estas estruturas encontram-se unidas por um centrómero.
Diferente do que ocorre na mitose, a meiose apresenta duas células dividindo-se ao mesmo tempo. As fases presentes na mitose, também são encontradas na meiose, mas todas em dobro, duas células passando pelo mesmo processo simultaneamente. Cada nova célula gerada a partir de uma meiose carregará metade do DNA de sua célula de origem.
OBJETIVO
A atividade proposta teve como objetivo observar as diferentes fases da divisão celular em uma célula vegetal, foi utilizado a raiz de uma cebola.
MATERIAIS UTILIZADOS
Microscópio;
Lâminas e lamínulas de vidro para microscopia;
Raiz de Cebola;
Pinças de ponta fina;
Frascos conta-gotas com Giemsa;
Tubos de plástico;
HCI;
Fixador – Álcool Absoluto: Ácido acético (3:1);
Recipiente para descarte/Papel Toalha;
Água destilada;
Estilete;
Caneta;
MÉTODOS
1. Foi removido as raízes antigas e colocou-se uma cebola em um becker com água de modo que a