Obra literária a nausea
“A NÁUSEA”
DE JEAN PAUL SARTRE
DEBORA C. SPIRANDELI B. DA SILVA – RA 1055067
CURSO: LICENCIATURA EM ARTES
PÓLO BRAGANÇA PAULISTA
2012
1. FICHA TÉCNICA
Título: A Náusea
Gênero: Romance
Autor: Jean Paul Sartre
Lançamento: 1938
Páginas: 226
Tradutor: Rita Braga
2. INTRODUÇÃO
Jean Paul Sartre, (1905-1980), filósofo, dramaturgo e romancista defensor do segmento filosófico o existencialismo, mas foi através de suas obras literárias que Sartre divulgava suas ideias e pensamentos sobre o ser humano. Em 1969 Sartre conquistou o prêmio Nobel de literatura, mas o grande marco em sua carreira foi com a obra “A Náusea”, onde trata-se de um personagem um pouco conturbado por vezes tido como louco, bem problemático onde é através da arte que sua vida faz sentido.
3. SOBRE A OBRA
A partir de 1938 a obra Náusea inicialmente intitulada “A Melancolia” de Jean Paul Sartre. Seu protagonista residente na cidade imaginaria de Bolville, Antonie Roquentin, onde seu objetivo é descrever a biografia do Marquês de Rollebon, personagem curioso que viveu no século XVIII. A fim de descrever a vida daquela época de modo a ver na forma da filosofia existencialista, Sartre transmite através de sua obra a convivência da burguesia Francesa na cidade do interior da França através do transitar do seu protagonista pelas ruas de Bolville.
4. CONTEXTO DA OBRA
Em forma de um diário se dá a narração desta obra, relatando os acontecimentos da vida de Antonie Roquentin em sua estadia em Bolville, Sartre descreve os rostos e atitudes dos personagens imaginários nos mínimos detalhes. Em uma época em que a cultura artística francesa esta em grandes transformações, na forma em que o homem vê a relação dele com o mundo, Sartre descreve os lugares tão bem uma forte característica do