Objetivos da intercessao
OBJETIVOS DO ESTUDO:
1 – Conhecer a origem da palavra (etimologia)
2 – O que é intercessão?
3 – Por que interceder?
4 – Características do intercessor
1 - DEFINIÇÃO DA PALAVRA: A palavra intercessão vem do hebraico paguiá que significa “colidir pela violência” ou “acertar o alvo” ou ainda “colocar-se na brecha” para defender alguém. Segundo a concordância de Strong, a palavra quer dizer: suplicar; pleitear; intervir; orar e alcançar.
Colidir pela violência:
“E desde os dias de João, o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus e pela força se apoderam dele” (Mt 11.12 – ACF).
“A Lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus e todo o homem emprega força para entrar nele” (Lc 16.16 – ACF).
No original grego: a palavra para intercessão é enteuxis, que significa se aproximar para uma conversa, ou seja, é o termo utilizado para entrar na presença de um rei e também na presença do Senhor em intercessão. Em 1Tm.2.1 essa palavra significa entrar na presença de Deus em favor de outros.
“Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graça por todos os homens” (1Tm 2.1 – NVI).
2 – O QUE É INTERCESSÃO?
É o ato de interceder, logo, interceder é colocar-se no lugar de outra pessoa e pleitear a sua causa como se fosse a nossa própria causa. Exemplos de intercessão:
a) Por uma determinada pessoa:
“Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça” (Lc 22.32a – NVI).
b) Por um grupo de pessoas:
“... Meu servo Jó orará por vocês; eu aceitarei a oração dele e não lhes farei o que vocês merecem pela loucura que cometeram” (Jó 42.8b).
c) Por uma nação:
“E disseram a Samuel: Não pares de clamar por nós ao Senhor, o nosso Deus, para que nos salve das mãos dos filisteus. Então Samuel pegou um cordeiro ainda não desmamado e o ofereceu inteiro como holocausto ao Senhor em favor de Israel, e o Senhor lhe respondeu” (NVI).
3 – POR QUE INTERCEDER?