Oasis W. Beleza
JARDIM SÃO JUDAS TADEU
TEMA: Desenvolvimento e implementação do jardim, com base no conceito de economia solidaria
Instituição: Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) ADM e Eng. Ambiental; Evidence, Madeireira Romanelli, Adega Botta, Construtora Valle Verde, Prefeitura Municipal de Cruzeiro ( Ronaldo Madureira)
Duração: 6 meses
RESUMO
O objetivo deste projeto é através do conceito de protocooperação e economia solidaria, revitalizar um espaço situado no bairro São Judas Tadeu, provando assim que com o apoio da força publica, do empresariado e da sociedade civil podemos transformar não só o lugar em que habitamos mas também a vida das pessoas ao nosso redor.
Palavras Chave: Economia Solidaria; Gerenciamento de custos.
1 INTRODUÇÃO
"Considere-se um edifício com algumas janelas quebradas. Se as janelas não são reparadas, a tendência é para que vândalos partam mais janelas. Eventualmente, poderão entrar no edifício, e se este estiver desocupado, tornam-se "ocupas" ou incendeiam o edifício.
Ou considere-se um passeio. Algum lixo acumula-se. Depois, mais lixo acumula. Eventualmente, as pessoas começam a deixar sacos de lixo."
Uma estratégia de êxito para prevenir o vandalismo, dizem os autores do estudo, é resolver os problemas quando eles são pequenos. Reparar as janelas quebradas em pouco tempo, dizem os autores, e ver-se-á que os vândalos terão menos probabilidade de estragar mais. Limpar os passeios e a tendência será de o lixo não acumular.
A teoria faz duas afirmações principais: que o crime de pequena escala ou comportamento anti-social é diminuído, e que o crime de grande escala é, como resultado, prevenido. A principal crítica desta teoria foca sobretudo esta última afirmação, que considera não provada.
2 OBJETIVOS
Objetivo Geral:
O objetivo geral deste projeto é revitalizar a área verde contida no bairro.
Objetivos Secundários:
Provar a eficiência do conceito de protocooperação.