Oa agentes comunitarios de saúde e sua importancia
E as competências deste trabalhador para ações voltadas a comunidade, originou-se de experiências divulgadas na conferencia internacional de Cuidados primários em saúde no ano de 1978! Na cidade da Alma- Ata.
Esta conferencia teve grande repercussão para a implantação desse projeto, em inúmeros países.
Agente Comunitário de Saúde o elo entre a comunidade e o ESF.
Em 1991, por meio do convênio entre a Fundação Nacio- nal de Saúde e as Secretarias de Estado da Saúde, é criado o PACS – Programa de Agentes Comunitários de Saúde – equipe constituída na proporção de um enfermeiro instrutor- supervisor para 30 ACS, Oficialmente implantado pelo Ministério da Saúde em 1991, o então Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) teve início no fim da década de 80 como uma iniciativa de algumas áreas do Nordeste (e outros lugares, como o Distrito Federal e São Paulo)afim de buscar alternativas para melhorar as condições de saúde de suas comunidades. Era uma nova categoria de trabalhadores, formada pela e para a própria comunidade, atuando e fazendo parte da saúde prestada nas localidades. Unidade de Saúde, entendido como uma estratégia transitória para o PSF, implantação que ocorreu, inicialmente, na Região Nordeste, frente à epidemia do cólera, com impacto significativo nos indicadores, quando comparados aos de regiões não cobertas pelo Programa.
Entretanto podemos afirmar que hoje o projeto ACS já esta atuando e todos os estados brasileiros.
A Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu o ano de 1994 como Ano Internacional da Família, assim, o Minis- tério da Saúde cria no Brasil o Programa de Saúde da Família, procurando seguir as diretrizes previstas no SUS, sobretudo, tornando a família como eixo estrutural no que diz respeito aos fatores determinantes e condicio- nantes do processo saúde-doença da população assistida. Hoje, a profissão de agente comunitário de saúde (ACS) é uma das mais estudadas pelas