O9IJ
3660 palavras
15 páginas
RESUMO DE SOCIOLOGIAUnidade letiva 5
5.1. Ordem Social e Controlo Social
Valores, normas e comportamentos
Os valores englobam as ideias que definem o que é bom ou mau, belo ou feio, etc., comuns a um determinado grupo ou sociedade e consubstanciando-se em normas → conjunto de regras de conduta.
Tanto os valores como as normas não possuem um caráter universal, isto é, variam no tempo e no espaço.
Os valores e as normas existentes numa determinada sociedade orientam os indivíduos na sua interação com o mundo social, determinando, desta forma, os seus comportamentos → maneiras de agir dos indivíduos em sociedade, que se baseiam nos valores e nas normas socialmente aceites.
É através do processo de socialização que as normas são interiorizadas e aceites pelos indivíduos, na medida em que o seu incumprimento pode originar uma reprovação social.
Padrões e Expetativas de Comportamento (X)
As normas sociais tendem a concretizar-se nos comportamentos dos indivíduos através de maneiras de agir regulares e, portanto, previsíveis – padrões de comportamento. Através da sua concretização em padrões de comportamento, as normas dão origem a expetativas de comportamento → formas esperadas de comportamento em virtude da interiorização de regularidades de ações associadas a determinadas situações.
Ordem e controlo social
Os valores, as normas e os comportamentos constituem um quadro de referência de uma sociedade, garantindo-lhe uma certa estabilidade → ordem social.
A sua manutenção implica que esses mesmos valores, normas e comportamentos sejam interiorizados e aceites pelos indivíduos. Neste sentido, e para evitar os comportamentos desviantes, a sociedade exerce um controlo social sobre os seus membros, recorrendo a mecanismos próprios:
Processo de socialização – contribui não só para a aprendizagem dos valores, das normas e dos comportamentos do grupo ou da sociedade em que se inserem como para que os indivíduos aceitem os padrões de comportamento