não tenho trabalho ainda
A membrana plasmática é dotada de diversas especializações, seja ela de um organismo unicelular ou pluricelular, as quais variam de acordo com as diferenciações celulares. Assim, existem as microvilosidades, as invaginações de base, os desmossomos, as interdigitações, as cutículas e os cimentos intercelulares.
MICROVILOSIDADES
As microvilosidades são delgadas saliências da membrana plasmática, se expandem pela Superfície livre da Célula. Ocorrem nas células do epitélio intestinal e servem para aumentar a superfície de absorção.
As microvilosidades são desdobramentos regulares da membrana plasmática, um recurso que as células usam para aumentar sua superfícies de contato, e portanto, permitir uma maior absorção. Por exemplo, as microvilosidades estão presentes na superfície apical (domínio apical) das células que compõe o epitélio do intestino delgado humano e servem para aumentar a superfície de absorção dos alimentos.
INVAGINAÇÕES DA BASE
Invaginações de base são especializações da membrana plasmática das células. Elas são encontradas, principalmente, nos túbulos renais, onde são responsáveis pela ajuda na reabsorção de água.
As membranas das células dos canais renais possuem, na base, profundas invaginações relacionadas com o transporte da água reabsorvida por esses órgãos.
DESMOSSOMOS
São regiões adjacentes entre as membranas plasmáticas de células vizinhas, onde ocorrem filamentos protéicos que interpenetram as duas células, formando presilhas. Estão presentes nas células epiteliais com a função de aumentar a adesão entre as células.
Os desmossomos são espécies de "botões adesivos".
INTERDIGITAÇÕES
As interdigitações correspondem a dobras da membrana que se encaixam para aumentar a adesão; também ocorrem em células epiteliais.
CUTÍCULAS
As cutículas são camadas delgadas (películas) que em muitos casos recobrem externamente a membrana plasmática. A composição química dessas películas