Não seii
Francione Elias Rambo[1]
Givago Augusto Petri Trentini[2]
Andrea Maria Cacenote[3]
RESUMO
O presente artigo trata sobre alguns dos processos de desenvolvimento de um produto e a satisfação do cliente, englobando um estudo sobre a empresa Havaianas. A pesquisa foi realizada a partir de estudos bibliográficos, onde se utilizou das idéias de autores conceituados na área de marketing e se aplicou um estudo sobre a trajetória das Havaianas realizando uma analise dos períodos em que ela se utilizou de algumas estratégias do marketing para lançar novos produtos revolucionando o conceito sobre os chinelos, partindo da idéia de um mero calçado para um acessório indispensável na moda brasileira, e também, internacional.
Palavras–chave: Estratégia - Produto – Desenvolvimento.
INTRODUÇÃO
O produto é um bem que todos necessitam, por isso, este estudo engloba um processo de conhecer, elaborar e lançar o produto no mercado, observando a satisfação do cliente em relação ao produto. Para tanto, abriu – se a discussão sobre as Havaianas, que após anos no mercado com um único produto, decidiu lançar no mercado novos modelos de chinelos, ampliando seu público – alvo e obtendo sucesso a nível internacional. O artigo é composto inicialmente pelo conceito do que é um produto, posteriormente relatando o processo de elaboração, bem como, as estratégias de lançamento e a pesquisa de satisfação do cliente deste produto. E finalmente expondo a trajetória e as estratégias de marketing utilizadas pela empresa para atingir o que é hoje, o nome Havaianas.
1 CONCEITO DE PRODUTO
Para obter maior conhecimento sobre o processo de desenvolvimento de um produto no mercado se faz necessário buscar melhor compreensão sobre o que significa um produto. Para Las Casas “produto é o objeto principal de comercialização. Ele é desenvolvido para satisfazer os desejos ou à necessidade de determinados grupos