Nutrição em pacientes leucemicos
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo.
Fernando Pessoa
1. INTRODUÇÃO
O artigo em pauta tem o objetivo de promover uma breve reflexão acerca da nutrição, da leucemia e de como uma afeta a outra no sentido de melhorar a vida dos pacientes. O presente estudo tem como tema a importância da nutrição no tratamento e na vida de pacientes com leucemia crônica. Dessa forma, pretende-se abordar tal questão partindo da análise do seguinte problema: Qual a importância que uma nutrição adequada tem na vida destes pacientes no sentido de amenizar e melhorar os efeitos da doença?
O referido tema foi escolhido a partir das aulas de nutrição e também do interesse em se discutir tal assunto. Além disso, outro fator responsável por essa escolha foi o interesse em compreender o fenômeno da nutrição e suas repercussões na vida de quem tem leucemia.
Este estudo tem como contribuição científica a sugestão de uma proposta por parte da nutrição que reduza as conseqüências adquiridas pelo processo da leucemia. Para tanto, a proposta metodológica assumiu as seguintes hipóteses:
a) A importância de uma nutrição adequada a vida da pessoa como requisito fundamental para uma vida mais saudável.
b) Como a leucemia age no corpo do paciente e como a alimentação e uma nutrição adequada ameniza o sofrimento de quem tem a doença.
O objetivo geral deste trabalho é investigar a incidência uma nutrição adequada na vida do paciente com leucemia. Os objetivos específicos se baseiam em descrever este processo de como a doença afeta o