Nutrião
SETOR PALOTINA
AGRONOMIA
NUTRIÇÃO E BROMATOLOGIA
CARBOIDRATOS
PROFESSOR: ALEXANDRE LESEUR DOS SANTOS
ALUNOS: ANDREOS BECKER
EDUARDO SILVA
VICTOR SALOMÃO CESCO
RENAN CANTU
WESLEI GOMES
PALOTINA
MAIO 2013
INTRODUÇÃO
Os carboidratos são formados fundamentalmente por moléculas de carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O), por isso recebem a denominação de hidratos de carbono. Em alguns casos, podem também apresentar nitrogênio (N) ou enxofre (S) na sua composição.
Os carboidratos são a maior reserva de energia de todo o reino vegetal, sendo produto do processo fotossintético. Por outro lado, no reino animal, os carboidratos são encontrados em pequenas quantidades no sangue, sob a forma de glicose, e no fígado e músculos, sob a forma de glicogênio.
Os carboidratos são compostos orgânicos polihidroxilados que contém um grupo aldeído ou um grupo cetona. Existem três categorias principais de carboidratos, distinguíveis pelo número de unidades de açúcar: os monossacarídeos que não podem ser convertidos em outros açucares por hidrólise ácida, os oligossacarídeos que consistem em cadeias curtas de unidades de açucares e os polissacarídeos que consistem em cadeias longas (centenas ou milhares) de unidades de açúcar (R. Morrison & R. Boyd, 1993). Os carboidratos estão relacionados com o fornecimento de energia imediata para a célula e estão presentes em diversos tipos de alimentos. Além da função energética, também possuem uma função estrutural, atuando como o esqueleto de alguns tipos de células, como por exemplo, a celulose e a quitina, que fazem parte do esqueleto vegetal e animal, respectivamente.
Os carboidratos participam da estrutura dos ácidos nucléicos (RNA e DNA), sob a forma de ribose e desoxirribose, que são monossacarídeos com cinco átomos de carbono em sua fórmula.
Os vegetais são ricos em carboidratos, que é sua forma de armazenamento de energia. Quando alimentos à base de vegetais são ingeridos,