Numero De Froude
HIDRÁULICA
NÚMERO DE FROUDE
RESSALTO HIDRÁULICO
REMANSO HIDRÁULICO
Cassio Silva
Jeison Feltes
Kelvin da Silva Ely
23 de Junho de 2015.
1. Objetivo
A ideia apresentara uma explicação básica e conceitual, referente a compreensão do número de Froude, ressalto e remanso hidráulico. Demonstrando suas interligações teóricas, aplicações, formulações e classificações.
2. NÚMERO DE FROUDE
É um número adimensional, utilizado em condutos abertos. Caracterizando os regimes de escoamentos gerados através da energia efetuada.
Q²b = gA³
2.1 Escoamento torrencial: o número de Froude é maior do que 1
2.2 Escoamento crítico: o número de Froude é igual a 1
2.3 Escoamento fluvial: o número de Froude é menor do que 1
3. RESSALTO HIDRÁULICO
O escoamento é caracterizado por uma elevação brusca no nível d’agua, sobre uma distância curta, acompanhada de uma instabilidade na superfície com ondulações na entrada de ar do ambiente e por uma consequente perda de energia em forma de grande turbulência.
O ressalto é utilizado como dissipador de energia cinética, evitando o aparecimento de um processo erosivo no leito do canal de restituição, também pode ser encontrado na entrada de uma estação de tratamento de água, usado para promover uma boa mistura dos produtos químicos utilizados no processo de purificação. O ressalto é utilizado em canais horizontais ou de pequena declividade. Há uma redução na velocidade média do escoamento pela presença da acentuada turbulência. A agitação da massa d’agua favorece a penetração de ar no escoamento, aparecimento de bolhas de ar.
O ressalto hidráulico puro é uma brusca elevação da superfície livre da água num canal uniforme em regime permanente. É importante destacar a uniformidade do canal. O ressalto ou salto hidráulico é o fenômeno que ocorre na transição de um escoamento torrencial ou supercrítico para um escoamento fluvial ou subcrítico. Nas quais a