Nucleos de SO
Na computação, o núcleo ou cerne (em inglês kernel) é o “cérebro” do computador. Peça fundamental dos sistemas operacionais, ele é a ligação entre o processamento dos dados e os programas. Veja como o kernel afeta o desempenho do seu computador.
O kernel é responsável por ser o ligamento do hardware com o software do computador. Sendo assim o principal objetivo é gerenciar o computador e permitir que os aplicativos sejam executados e façam uso dos recursos que a máquina tem.
Assim que você liga o PC, o kernel é acionado e começa a detectar todo o hardware que ele possui e o que precisa para funcionar. Depois que o sistema operacional é carregado, o núcleo assume outras funções: gerenciar os processos, os arquivos, a memória e os dispositivos periféricos, fazendo com que ele seja o organizador de tudo o que acontece na máquina.
O kernel tem ainda a responsabilidade de decidir, a qualquer momento, qual dos programas que estão sendo executados no momento devem ser alocados para o processador ou processadores. No caso de haver dois ou mais, cada um deles geralmente só pode executar um programa por vez.
Cada vez que você conecta um dispositivo ao computador, o kernel age na gestão da memória e na comunicação dos arquivos presentes nele com os programas e o hardware.
Núcleo monolíticos
O núcleo monolítico é uma arquitetura de núcleo onde todo o núcleo é executado no espaço de núcleo no modo de supervisão. Em comum com outras arquiteturas o núcleo define uma camada de alto nível de abstração sobre o hardware do computador, com um conjunto de primitivas ou chamadas de sistema para implementar os serviços do sistema operacional como gerenciamento de processos, concorrência e gestão de memória em um ou mais módulos.
Mesmo que cada módulo de manutenção dessas operações é separada de uma forma geral, É muito difícil fazer o código de integração entre todos estes módulos, e, uma vez que todos os módulos executam num mesmo espaço de endereçamento, um