nromalizaçao
1385 palavras
6 páginas
NORMALIZAÇÃONormalização Técnica é a atividade que estabelece, em relação a problemas existentes ou potenciais, prescrições destinadas à utilização comum e repetitiva com vistas à obtenção do grau ótimo de ordem em um dado contexto.
Na prática, a Normalização traz inúmeros benefícios e está presente na fabricação de produtos, na transferência de tecnologia, na melhoria da qualidade de vida através de normas relativas à saúde, à segurança e à preservação do meio ambiente.
OBJETIVOS DA NORMALIZAÇÃO
- Gerar economia: reduzindo a crescente variedade de produtos e procedimentos. - Facilitar a comunicação: proporcionando meios mais eficientes na troca de informação entre o fabricante e o cliente e melhorando a confiabilidade das relações comerciais e de serviços. - Proporcionar segurança: a partir da proteção da vida humana e da saúde - Proteger o consumidor: provendo a sociedade de meios eficazes para aferir a qualidade dos produtos. - Eliminar barreiras técnicas e comerciais: Evitando a existência de regulamentos conflitantes sobre produtos e serviços em diferentes países facilitando, portanto, o intercâmbio comercial.
A normalização no Brasil está dividida em duas áreas:
- Normas Técnicas: de características voluntárias e consensadas; - Regulamentos Técnicos: de caráter obrigatório
NORMAS TÉCNICAS
Documento aprovado por uma instituição reconhecida, que prevê, para um uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou características para os produtos ou processos e métodos de produção conexos, e cuja observância não é obrigatória.
Também pode incluir prescrições em matéria de terminologia, símbolos, embalagem, marcação ou etiquetagem aplicáveis a um produto, processo ou método de produção, ou tratar exclusivamente delas.
As normas técnicas são aplicáveis a produtos, serviços, processos, sistemas de gestão, pessoal, enfim, nos mais diversos campos e sua utilização é facultativa.