Nr10tf

1755 palavras 8 páginas
SEGURANÇA EM TRABALHOS COM ELETRECIDADE (NR10)

1.INTRODUÇÃO

A energia elétrica está presente em inúmeras atividades do ser humano. É sinônimo de industrialização, progresso e conforto. O seu consumo na indústria e nos transportes fornece a medida do grau de mecanização do trabalho e da industrialização de um país e nas residências, o padrão de vida de sua população.
As novas tecnologias implementadas em sistemas e equipamentos, no setor elétrico, como em outras atividades envolvendo os serviços elétricos dos consumidores, associados a alterações no sistema de organização do trabalho levaram a significativas penalizações aos trabalhadores, facilmente verificados com o aumento do desemprego e a precarização das condições de segurança e saúde no trabalho, com conseqüente elevação no número de acidentes envolvendo esse agente.
Devido às necessidades e à gravidade da situação de segurança e saúde nas atividades com energia elétrica no geral, foi estabelecida a NR-10.

2. RISCOS EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS

2.1 O Choque Elétrico, Mecanismos e Efeitos

O choque elétrico é a passagem de corrente elétrica pelo corpo originando efeitos fisiológicos graves ou até mesmo a morte.
A corrente elétrica irá circular onde o corpo se tornar parte do circuito elétrico. Para tanto, é necessário estar sob uma diferença de potencial capaz de vencer a resistência elétrica oferecida pelo corpo humano.
Os fatores que determinam a gravidade do choque elétrico são: as características da corrente elétrica; o percurso da corrente elétrica no corpo; a resistência elétrica do corpo; e as características físicas da vítima.

2.2 Arcos elétricos; Queimaduras e Quedas

A corrente elétrica pode causar os seguintes efeitos fisiológicos:
Tetanização: É a paralisia muscular provocada pela circulação de corrente através dos nervos que controlam os músculos (contração violenta dos músculos). A corrente supera os impulsos elétricos que são enviados pela mente e os anula, podendo bloquear um membro ou o

Relacionados