NR 33 apostila para Supervisor
NÍVEL: SUPERVISOR
Em Conformidade com a NR 33
INTRODUÇÃO
Esse manual foi preparado com objetivo de fornecer aos TREINANDOS uma fonte de referência onde eles possam após o treinamento buscar informações necessárias ao bom andamento do seu trabalho.
Entrada e trabalho em espaços confinados são atividades potencialmente muito perigosas, requerem rigoroso treinamento, equipamentos especiais, além de técnicas e habilidades necessárias para fazer parte de uma equipe de trabalho em espaços confinados.
NOTA: Embora em um treinamento, estejamos longe de um acidente, o mesmo não é impossível de acontecer, para isso todos os participantes deverão ter sua atenção completamente voltada para as atividades de aprendizagem, obtendo o máximo dos instrutores, lembrando-se que a segurança é responsabilidade de todos.
REGULAMENTAÇÕES SOBRE ESPAÇOS CONFINADOS Normas
Os órgãos e as normas que regulamentam as atividades em espaços confinados no Brasil são:
O Ministério do Trabalho e Emprego, através da portaria nº 202, de 22 de dezembro de 2006, aprovou a Norma Regulamentadora nº 33 – Segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados;
A Associação Brasileira de Normas Técnicas, através dos atos normativos, NBR 14606 - Postos de Serviço - Entrada em Espaço Confinado e NBR 14787 - Espaço Confinado - Prevenção de Acidentes, Procedimentos e Medidas de Proteção.
Outras normas do Ministério do Trabalho e Emprego, que devem ser observadas, em complementação às normas de espaço confinado, conforme os riscos encontrados, equipamentos de proteção individual necessários, e outros meios para controle dos riscos e execução das atividades em espaços confinados são:
NR-6
NR-7
NR-15
NR-10
NR-18
Definição de Espaços Confinados:
Segundo a Norma Regulamentadora NR-33 Segurança e Saúde nos Trabalhos em espaços confinados (do Ministério do