Noções de sistemas operacionais
Depto de Ciência da Computação
Disciplina: Noções de Sistemas Operacionais
1. Facilitar o acesso de processos aos recursos disponíveis no sistema e compartilhar recursos de forma organizada e protegida.
2. A multiprogramação consiste de uma técnica em que mais de uma tarefa é executada pelo processador ao mesmo tempo. Isto é, a CPU fica com vários programas simultaneamente ativos na memória (para tanto é necessário dividir a memória em N partições fixas de tamanhos variados) e permite que um programa seja executado enquanto outro espera por operações de E/S. Na visão do SO, a multiprogramação tem a vantagem de melhorar o rendimento de utilização da CPU e dos periféricos. Na visão do usuário tem a vantagem de permitir que ele explore tarefas concorrentes, por exemplo, editar e compilar, concorrentemente com a impressão de um arquivo. Outra vantagem é a de permitir múltiplos utilizadores concorrentes que, partilhando o tempo do CPU, obtêm assim uma ilusão de que cada um tem um computador dedicado, quando, na verdade o que se tem é o controle, pelo SO, de quais os momentos serão para alternar de um processo para outro.
3. Porque o sistema ainda era mono-usuário, ou seja, apenas um programa era executado por vez, não permitindo o compartilhamento de tempo.
4. Quando um processo está em execução, o seu contexto de hardware (que é um dos elementos básicos do processo e constitui-se basicamente do conteúdo de registradores) está armazenado nos registradores do processador. O contexto de hardware é fundamental para a implementação dos sistema de tempo compartilhado (multiprogramados), no qual os processos se revezam na utilização do processador. A troca de contexto justamente a troca de um processo por outro na CPU, e que o SO armazena o conteúdo dos registradores na CPU, sendo, portanto, um procedimento essencial para a multiprogramação.
5. Considerando um ambiente em que os processos A e B estão sendo executados,