Noções de contas contábeis
Agrega todos os lançamentos relativos aos bens e direitos da empresa.
CIRCULANTE
Agrega os direitos realizáveis até a data de encerramento do exercício seguinte.
ATIVO CIRCULANTE
É o somatório das Disponibilidades, Direitos Realizáveis a Curto Prazo e Despesas do Exercício Seguinte.
DISPONIVEL
Registra os direitos com liquidez imediata, ou aquele que em uma semana no máximo pode ser convertido em dinheiro. (saldos em caixa, bancos e aplicações de liquidez imediata (FAF)).
ATIVO REALIZAVEL A LONGO PRAZO
Agrega os direitos que serão realizados após a data de encerramento do exercício seguinte.(exemplo: títulos a receber de terceiros, depósitos judiciais, nota promissória a receber, causas trabalhistas)
ATIVO PERMANENTE
Agrega e espelha o movimento dos bens ou direitos adquiridos, com os quais a empresa permanecerá no prazo não inferior de um ano, em sua atividade. Agrupa os saldos das contas Investimentos, Imobilizado e Diferido.
INVESTIMENTOS
São aplicações como: participações em outras empresas, imóvel para aluguel, incentivos fiscais, direitos de qualquer natureza não classificáveis no ativo circulante e nem no imobilizado, por se tratar de direitos que não se destinam à manutenção da atividade da empresa.
IMOBILIZADO
Agrega as aquisições e baixas de bens (imóvel) ou direitos (linha telefônica) com os quais a empresa tem intenção de permanecer, por um prazo superior a um ano.
DIFERIDO
Agrega os gastos já incorridos na empresa, mas cuja apropriação como despesas será postergada, porque estes ainda não contribuíram para a geração de receita, mas contribuirão somente para a formação do resultado nos diversos períodos futuros. (exemplo: custo do preparo da empresa para iniciar a sua operação, ou custo do preparo para iniciar uma nova atividade). PASSIVO
PASSIVO
Agrega todos os lançamentos relativos as obrigações e a sua baixa pelo pagamento, feitos pela empresa.
CIRCULANTE
Agrega as obrigações a serem pagas pela empresa, até a